1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Aurora: O coração da Terra

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Comunicação Oral Projeto de Jogo

Descrição

O presente projeto “Aurora: O Coração da Terra” consiste no desenvolvimento de um jogo de plataforma 2D, em terceira pessoa, do gênero ação e aventura, criado para PC e voltado especificamente ao público infantil. A narrativa se passa em um futuro pós-apocalíptico, onde a protagonista, Aurora, luta para res-taurar o equilíbrio ecológico após uma invasão alienígena na sede do SETED (Serviço Espacial de Tecnologia Desconhecida). A personagem tem a missão de recuperar a joia que constituía o Coração da Terra, uma máquina alimentada por cristais, capaz de irradiar energia vital para revitalizar o planeta. O principal objetivo do jogo consiste em apresentar um projeto simples, porém atrativo e interativo, destinado ao público infantil, integrando arte, programação e design. Ademais, busca-se promover a conscientização acerca da importância da preservação ambiental, demonstrando, de forma lúdica e educativa, como a exploração desordenada dos recursos naturais pode acarretar graves prejuízos ao equilíbrio do ecossistema e à qualidade de vida na Terra. A metodologia adotada foi baseada na elaboração de um Game Design Document (GDD), cuja finalidade é desenvolver o enredo, personagens, mecânicas, jogabilidade, inimigos, trilha sonora e toda a ambientação das fases. A ferramenta educativa combina agilidade, exploração e resolução de puzzles, fazendo com que o jogador utilize suas habilidades para superar obstáculos e derrotar os vilões. Para auxiliar no processo de desenvolvimento, foi necessária a utilização de recursos digitais, como Krita, Unity, DragonBones e Audacity, que contribuíram na produção das artes, programação e efeitos sonoros. Como resultado, espera-se entregar uma experiência imersiva e interativa, com simplicidade e foco no aprendizado lúdico das crianças, promovendo diversão e conscientização. Conclui-se que o projeto reafirma o potencial dos jogos digitais como meio educativo, capaz de inspirar atitudes conscientes e estimular, nas crianças, a empatia e o cuidado com o planeta.

Palavras chaves Jogo Digital, Aventura, Plataforma 2D
Nome completo do Orientador(a) José Durval Pacheco Tavares Junior
Esse trabalho será utilizado como RPP? Sim

Autores primários

Co-autor

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais