Descrição
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de Eggscape, um jogo digital 2D em pixel art criado como Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do curso técnico integrado em Programação de Jogos Digitais. O projeto propõe uma releitura crítica e humorada da indústria da carne, por meio de uma narrativa protagonizada por galinhas que se rebelam contra a opressão humana em busca de liberdade. O jogador assume o controle da galinha Chicken, líder da Frente Armada Revolucionária Opositora da Fritura Animal (F.A.R.O.F.A.), e deve escapar da fazenda superando obstáculos e inimigos em fases progressivamente mais desafiadoras. A metodologia adotada envolveu a elaboração de um documento de design (GDD) no formato Ten-Pager, planejamento de sistemas de geração procedural de fases, implementação de mecânicas de corrida infinita (infinite runner) e elementos de plataforma utilizando a engine Unity, além de iterações de prototipagem e testes de dificuldade. O projeto também emprega ScriptableObjects para estruturar dados de nível e progressão de forma modular e adaptativa, permitindo a criação de desafios equilibrados e variados. Os resultados parciais indicam um produto tecnicamente funcional e visualmente coeso, com jogabilidade fluida e satisfatória. O jogo busca oferecer ao público-alvo (12 a 18 anos) uma experiência desafiadora e divertida, ao mesmo tempo em que transmite uma mensagem de resistência e libertação de forma simbólica e bem humorada. Conclui-se que Eggscape contribui para o campo de desenvolvimento independente ao demonstrar como projetos autorais podem aliar crítica social, narrativa e diversão dentro de escopos técnicos viáveis para produções estudantis.
| Palavras chaves | desenvolvimento-de-jogos-jogos-digitais-infinite-runner-Unity-narrativa-interativa |
|---|---|
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |
| Nome completo do Orientador(a) | Diego Oliveira de Lemos |