Descrição
O ensino da Matemática nos anos iniciais é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas. No entanto, a dificuldade de aprendizagem das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão ainda representa um obstáculo para muitos alunos, principalmente quando o ensino é pautado em métodos tradicionais e pouco atrativos. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um protótipo de jogo digital educativo voltado ao ensino das quatro operações, explorando o potencial dos jogos como ferramenta pedagógica para tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado. O projeto foi desenvolvido na plataforma Unity 2D, com programação em linguagem C# e utilização do software Inkscape para a criação dos elementos gráficos, como personagens, cenários e objetos. O jogo, intitulado Sorventando com as 4 Operações, apresenta a temática de uma sorveteria, em que o jogador assume o papel de atendente e precisa resolver desafios matemáticos relacionados aos pedidos dos clientes, aplicando as operações básicas de forma lúdica. O protótipo inclui sistema de pontuação, tempo limite, feedback imediato e progressão de níveis, cada um representando uma operação específica. Após os testes de funcionamento, espera-se que o jogo atenda aos objetivos propostos, apresentando viabilidade técnica e potencial pedagógico para o ensino das quatro operações. Dessa forma, o uso de jogos digitais como recurso educativo contribui para a aprendizagem matemática ao estimular o raciocínio lógico, a concentração e o interesse dos estudantes pela disciplina.
| Palavras chaves | Jogos digitais; Ensino de matemática |
|---|---|
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Sim |
| Nome completo do Orientador(a) | Diego Oliveira de Lemos |
| Nomo completo do Co-orientador(a) | Suzany Cecilia da Silva Medeiros |