1 – 5 de dez. de 2025
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

O USO DO CUBESAT PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IERN-NATAL PARA MEDIÇÕES DE LUMINOSIDADE, PRESSÃO ATMOSFÉRICA E TEMPERATURA DENTRO DO IERN-NATAL E ESCOLA ESTADUAL EM TEMPO INTEGRAL DOM NIVALDO MONTE

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Pôster Ciências da Natureza

Descrição

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e os resultados de um projeto educacional baseado no uso de um Cubesat — um nano satélite em versão didática — pelos alunos do ensino médio técnico do Instituto Esta-dual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN-Natal) e da Escola Estadual em Tempo Integral Dom Nivaldo Monte. A iniciativa buscou integrar a teoria e a prática no processo de aprendizagem, utili-zando a tecnologia espacial como ferramenta pedagógica para medições de luminosidade, pressão atmosférica, temperatu-ra e emissão de dióxido de carbono (CO₂) em ambientes escolares. O projeto envolveu oito estudantes dos cursos técnicos de Química e Redes de Computadores, organizados no grupo “The Boys Space”, que participaram de oficinas de monta-gem e programação do Cubesat, com orientação docente e apoio da Agência Espacial Brasileira. O protótipo foi equipado com sensores de luminosidade (LDR), temperatura e pressão (BMP280) e de CO₂ (CCS811), além de módulos de armaze-namento e alimentação, realizando medições periódicas no IERN-Natal e na Escola Dom Nivaldo Monte. As coletas ocor-reram nos dias 6 de maio e 8 de agosto de 2025, em diferentes horários e locais, com o objetivo de correlacionar as condi-ções ambientais e o fluxo de estudantes. Os resultados indicaram variações significativas nos níveis de CO₂ durante perío-dos de maior aglomeração, atingindo picos de 750 ppm, e redução após a ventilação dos ambientes. As análises demons-traram a relevância da circulação de ar para a qualidade ambiental e evidenciaram a aplicabilidade dos conteúdos de Físi-ca, Química e Tecnologia em situações reais de pesquisa. Além dos ganhos científicos, o projeto proporcionou o desenvol-vimento de competências como trabalho em equipe, autonomia, pensamento crítico e raciocínio lógico. Conclui-se que o uso de tecnologias aeroespaciais em ambientes educacionais potencializa o ensino interdisciplinar, desperta o interesse pela investigação científica e contribui para a formação de estudantes mais engajados e preparados para os desafios tecnológi-cos contemporâneos. Recomenda-se a continuidade e expansão de projetos semelhantes, incorporando novas variáveis e parcerias interinstitucionais.

Esse trabalho será utilizado como RPP? Não
Palavras chaves Cubesat; Ensino técnico; Iniciação científica;
Nome completo do Orientador(a) Leoanardo Cavalcanti de Souza

Autor primário

Leonardo Souza (Escola Estadual em tempo integral Dom Nivaldo Monte)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais