Descrição
A integração de tecnologias digitais ao ensino de Química representa uma estratégia eficaz para tornar o processo de aprendizagem mais interativo, investigativo e contextualizado. Diante das dificuldades dos estudantes em compreender conceitos abstratos, como ligações químicas, polaridade e geometria molecular, o trabalho propõe o uso de softwares de simulação molecular para facilitar a visualização das estruturas e a compreensão dos fenômenos químicos. O problema central é a dificuldade em relacionar modelos teóricos às representações espaciais das moléculas, o que prejudica a aprendizagem significativa. O objetivo principal é proporcionar aos participantes uma experiência prática de construção e análise de modelos moleculares em ambiente computacional, utilizando softwares gratuitos como Avogadro e MolView. Entre os objetivos específicos estão explorar as propriedades estruturais das moléculas, compreender a relação entre forma molecular e forças intermoleculares e incentivar o uso de tecnologias educacionais abertas no ensino de Química. A proposta está alinhada aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ao promover o uso de recursos digitais inovadores e o desenvolvimento de competências tecnológicas na formação científica. A metodologia é dividida em três etapas: introdução teórica sobre ligações químicas, polaridade e geometria molecular; demonstração das funcionalidades dos softwares; e práticas de construção e análise de moléculas, comparando modelos teóricos e tridimensionais. Com enfoque colaborativo e uso de metodologias ativas, a proposta estimula a autonomia e a experimentação digital. Espera-se ampliar a compreensão dos conteúdos estruturais da Química, aprimorar o raciocínio espacial e incentivar o uso pedagógico de softwares livres. Conclui-se que os simuladores moleculares promovem a popularização da ciência, a alfabetização digital e o desenvolvimento de competências científicas dinâmico e inclusivo.
| Palavras chaves | Tecnologias digitais, modelagem molecular, Química |
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| Nome completo do Orientador(a) | Railton Barbosa de Andrade |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |