Descrição
Este trabalho aborda a acessibilidade em jogos digitais por meio do desenvolvimento de um protótipo inclusivo voltado a jogadores com deficiência. A proposta parte do problema de como criar um jogo digital acessível que proporcione inclusão, boa experiência e usabilidade sem comprometer a jogabilidade. A justificativa baseia-se no crescimento constante da indústria dos jogos eletrônicos, que se tornou uma das maiores formas de entretenimento e educação no mundo, mas que ainda apresenta barreiras significativas para pessoas com deficiência. Essa realidade evidencia a necessidade de promover um mercado mais inclusivo, democrático e comprometido com a diversidade dos jogadores.
O objetivo geral é desenvolver e aplicar jogos educacionais digitais programados de forma que qualquer pessoa possa utilizá-los como recurso educativo, especialmente indivíduos com deficiência visual. Para isso, o projeto busca incluir e avaliar aspectos de acessibilidade desde as etapas iniciais de desenvolvimento, considerando princípios de design universal, acessibilidade sonora, feedback tátil e interfaces adaptáveis. O trabalho também procura investigar como a integração de recursos de acessibilidade pode impactar positivamente o aprendizado, a autonomia e o engajamento dos usuários com deficiência.
O projeto envolve o planejamento, o design e o desenvolvimento de um protótipo de jogo educacional interdisciplinar, abrangendo conteúdos de Ciências, Matemática e Educação Científica. A construção do protótipo será guiada por metodologias participativas, incorporando o conceito de design colaborativo, em que usuários com deficiência visual participam ativamente dos testes e da validação do produto. Essa abordagem garante que as necessidades reais do público-alvo sejam consideradas, evitando soluções genéricas e promovendo um resultado mais eficaz e significativo.
Espera-se, com isso, contribuir para a conscientização sobre a importância da acessibilidade digital e para o avanço das práticas de inclusão tecnológica no contexto educacional e de entretenimento. O projeto busca não apenas criar um jogo acessível, mas também incentivar a reflexão sobre o papel social do desenvolvedor e o potencial transformador dos jogos digitais como ferramentas de aprendizado, inclusão e empatia. Dessa forma, pretende-se fortalecer as iniciativas voltadas à acessibilidade e inspirar novas pesquisas e projetos que ampliem as possibilidades de participação e diversão para todos.
| Nome completo do Orientador(a) | Saulo Daniel Ferreira Pontes |
|---|---|
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |
| Palavras chaves | Acessibilidade, Jogos, Inclusão, Deficiência, Protótipo |