Descrição
Este relato de experiência apresenta a atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró, evidenciando-o como um espaço de resis-tência, diálogo e promoção da educação antirracista e intercultural. O NEABI constitui-se como uma estru-tura institucional permanente comprometida com a valorização das identidades negras e indígenas e com a construção de práticas pedagógicas que rompem com processos históricos de invisibilização e exclusão. Com base em uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo analisa as ações realizadas entre 2024 e 2025, com destaque para o Abril Indígena, o Julho das Pretas, o Novembro Negro e os projetos Sankofa, Raízes e Prefeito Afrocientista. Essas iniciativas consolidaram o núcleo como um agente de transformação social, fortalecendo o protagonismo estudantil, a representatividade étnico-racial e o sentimento de perten-cimento no espaço escolar. O NEABI também se destaca por articular ensino, pesquisa e extensão, promo-vendo oficinas, palestras, rodas de conversa e parcerias com escolas e instituições públicas que ampliam o alcance de suas ações e reforçam o compromisso do IFRN com uma educação plural, democrática e deco-lonial. Os resultados demonstram que o núcleo tem contribuído de forma efetiva para o combate ao racismo estrutural e para o reconhecimento das diversidades culturais que compõem o contexto educacional potiguar. Conclui-se que o NEABI do IFRN Mossoró reafirma a potência da educação profissional e tecnológica como instrumento de emancipação e justiça social, evidenciando que a resistência e a presença dos povos indígenas e afrodescendentes são fundamentais para a construção de uma sociedade mais equitativa, consciente e antirracista.
| Nome completo do Orientador(a) | Guilherme Guilherme Rodrigues de Freitas |
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| Palavras chaves | Educação antirracista, Indígenas, Representatividade, Resistência. |
| Esse trabalho será utilizado como RPP? | Não |