20 – 24 de nov. de 2023
IFRN campus Ceará-Mirim
Fuso horário America/Recife

Irrigação automatizada no Campus

Não agendado
20m
IFRN campus Ceará-Mirim

IFRN campus Ceará-Mirim

Mostra tecnológica

Palestrantes

Elysson Hiago Nascimento Mendes (IFRN) Luiz Lucas Costa Dantas (IFRN-CM)

Descrição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é uma instituição de ensino reconhecida por sua abordagem na área da educação profissional e tecnológica. Com 22 campi e uma reitoria, o IFRN-Campus Ceará-Mirim é um dos 22 campi da instituição. No entanto, esse campus enfrenta desafios relacionados à irrigação de suas extensas áreas verdes, o que demanda muito tempo e água devido ao uso de irrigação manual e à falta de pessoal para operar os sistemas.

O objetivo deste projeto é automatizar a irrigação dessas áreas, buscando eficiência e conservação ambiental. A escassez de áreas verdes na cidade pode acarretar problemas como ilhas de calor e impermeabilização do solo, afetando a qualidade de vida.

O texto explora a metodologia utilizada, começando pelo estudo do Arduino, uma placa microcontroladora utilizada para programar e controlar dispositivos. O Arduino UNO foi escolhido devido à sua facilidade de uso e praticidade. A IDE do Arduino é a interface de programação que facilita a criação de código.

O estudo do hardware envolveu a utilização de relés para proteger o sistema contra oscilações de energia, bem como cabos jumper para conectar os dispositivos. Além disso, o projeto incorpora um Real-Time Clock (RTC) para programar os horários de irrigação.

O desenvolvimento do software e hardware incluiu a criação de um diagrama de caso de uso para representar a funcionalidade do sistema de irrigação. Testes iniciais foram realizados, como ligar os LEDs da placa de comunicação e testar o RTC no Arduino.

Palavras-chave: automação, irrigação, eficiência.

É prática profissional desenvolvida no IFRN campus Ceará-Mirim? Sim

Autores primários

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais

Revisão por pares

Paper